Com o advento dos aplicativos de pedidos e as redes sociais, grandes restaurantes e lanchonetes e até mesmo pequenos empreendedores têm aumentado suas vendas. Para manter o cliente satisfeito e garantir o sucesso do negócio, não basta apenas uma boa comunicação, a entrega do produto também deve ser feita com todo o zelo. Mas você tem se atentado a embalagem do produto entregue pelo delivery?

É claro que uma boa embalagem deve proteger todo o conteúdo e ainda respeitar as práticas básicas de higiene, mas o design, a qualidade e funcionalidade desses utensílios contam muito na avaliação do seu consumidor.

Confira neste conteúdo o que levar em consideração na escolha das embalagens.

A embalagem diz muito sobre o produto entregue no delivery

Você sabia que a embalagem dos produtos, principalmente aqueles comercializados nos grandes supermercados equivale de 20 a 30% do preço total do produto. Isso porque a embalagem é a primeira coisa que o cliente vê ao receber o seu produto ou analisá-lo na prateleira.

Para o segmento de delivery funciona um pouco diferente, já que a vitrine do seu produto é a imagem comunicada nos canais de divulgação. Porém a satisfação do cliente no momento da entrega depende muito de como o produto chega.

A maioria das pessoas ainda pensa que a embalagem, aquela parte do alimento que as pessoas jogam, não tem muita variação em relação à qualidade. Mas vamos te explicar, em alguns pontos objetivos, como avaliar se a embalagem escolhida está de acordo com o produto.

Descartável

Apesar da variação da estampa, do tamanho e do material, uma coisa a maioria das embalagens tem em comum: são descartáveis. Há algumas poucas opções no mercado de embalagens de alimentos que podem ser reutilizadas outras vezes, mas o investimento é bem maior e nem sempre se torna uma opção viável para o seu negócio.

Ainda que o descarte incorreto das embalagens, principalmente as que contém plástico, possa ser prejudicial ao meio ambiente, é incontestável que as embalagens descartáveis são mais higiênicas. O alimento pode ser facilmente removido da embalagem e armazenado em outro recipiente limpo, que não teve contato com fatores externos.

Esse é um ponto de atenção até mesmo aos pequenos empreendedores, que vendem seus produtos nas localidades próximas a sua residência ou comércio. As embalagens descartáveis e limpas demonstram o cuidado no preparo do alimento e a segurança durante a entrega.

Tamanho do produto

Outro ponto a ser levado em consideração é a proporção da embalagem em relação ao seu produto. Pode parecer estranho, mas muitos restaurantes ainda realizam entrega de alimentos em embalagens desproporcionais.

Isso causa certo desconforto no cliente que, além de receber uma embalagem que ocupará mais espaço que o necessário, também provavelmente terá de consumir um alimento esteticamente desfigurado. Principalmente nos casos em que o alimento é decorado ou montado em diferentes pedaços, enviá-lo solto em uma embalagem grande demais pode estragar toda a experiência do usuário.

Se a embalagem for pequena demais, além de prejudicar a estrutura do alimento, que chegará até o cliente amassado, também pode causar a má impressão de que não foi investido o suficiente na qualidade da entrega.

Algumas embalagens já vêm no formato ideal para cada tipo de alimento, como bolos, cupcakes, brigadeiros, tortas e assados dos mais variados tipos.

Temperatura

Ao contrário dos produtos industrializados do mercado e que possuem diversos conservantes, os alimentos solicitados pelo delivery geralmente são para consumo imediato.

Por isso sempre se atente se a embalagem escolhida para o alimento está de acordo com a temperatura. Por exemplo, refeições completas (marmitas) geralmente são entregues em embalagens de isopor ou alumínio, pois ambos os materiais são capazes de conservar o calor por mais tempo.

Já bolos e salgados podem ser entregues em embalagens de plástico, uma vez que a temperatura ambiente basta para mantê-los. Algumas embalagens de plástico podem derreter se estiverem em contato com caldos e outros molhos muito quentes.

Segurança no transporte

Com exceção de alguns empreendedores que realizam as entregas de carros, a maioria das entregas de delivery são realizadas em motos ou até mesmo bicicletas.

Assim como armazenar os alimentos em embalagens excessivamente grandes pode afetar a integridade do alimento, uma embalagem que não fecha corretamente pode causar sérios acidentes no percurso devido ao movimento.

Além de ser anti-higiênico receber uma embalagem aberta, rachada ou mesmo furada, isso pode fazer com que se perca parte do alimento. Por isso é necessário cuidado ao garantir que as embalagens permaneçam fechadas e intactas durante a rota de entrega.

Evite embalagem finas demais ou que apresentem o lacre frouxo.

Funcionalidade

Armazenar o alimento não é a única função da embalagem. A embalagem também garante a segurança durante a entrega pelo delivery e pode até, depois de higienizada, ser utilizada para guardar o produto na geladeira.

Por isso opte por embalagens que sejam compactas, adequadas ao tamanho do alimento e quantidade, e de fácil manuseio. Assim não há riscos de a embalagem abrir e comprometer o conteúdo enquanto o cliente a manipula.

Outra funcionalidade que o consumidor valoriza é a possibilidade de consumir o produto na própria embalagem, dessa forma evita-se sujar louças e outros utensílios.

Gostou das nossas dicas? A Wide Stock tem uma linha de embalagens para delivery de alta qualidade e pensada para garantir a segurança do alimento durante todo o processo de preparo e entrega. Confira!

Itens 1 para 16 do 72 total

Página
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5

Itens 1 para 16 do 72 total

Página
  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5