Os pedidos por alimentos através do delivery têm crescido rapidamente nos últimos meses devido ao cenário atual do país. Muitos restaurantes e lanchonetes precisaram se adaptar e surgiram novos empreendedores que viram nisso uma grande oportunidade de negócio.

Por este motivo separamos algumas dicas importantes para garantir o sucesso do seu negócio dentro dos novos hábitos de consumo do setor alimentício. Confira o que levar em consideração ao preparar o produto para entrega:

Fidelidade ao anúncio

Uma das maiores reclamações dos consumidores no recebimento dos alimentos pelo delivery é a discrepância entre o que foi vendido e o que foi entregue. Seja no tamanho, na aparência ou até mesmo nos ingredientes, muitas pessoas reclamam que o anúncio era enganoso e avaliam negativamente o negócio.

Por isso é essencial que o produto entregue seja idêntico ao produto anunciado, salvo algumas variações naturais, como no caso de frutas e alimentos fritos que podem apresentar alterações na cor.

Uma dica é que haja uma receita-padrão para cada item disponível no cardápio e que mesmo os ingredientes sejam, de preferência, sempre da mesma marca ou fornecedor. Isso evita que cada produção saia muito diferente da produção anterior.

Já no anúncio uma dica muito útil é, no lugar de fotos de bancos de imagens, fotografar seu próprio produto (mesmo que a foto não tenha a mesma qualidade) e comunicar dessa forma. Assim as expectativas do consumidor estarão dentro do que sua empresa pode atender e é possível até mesmo superá-las.

Tempo de entrega razoável

Por ser um alimento de consumo imediato, a maior parte dos clientes realizam o pedido quando já desejam consumi-lo. Por isso o atraso na entrega do produto pode causar insatisfação e até mesmo a desistência da compra.

É claro que imprevistos acontecem, tanto no processo de produção quanto na entrega, por isso é muito importante ter sempre um plano B nesses casos. Alguém da equipe ficou doente e precisou se ausentar, acabou algum dos ingredientes, o veículo de transporte quebrou, etc. O que será feito para garantir que o pedido seja entregue dentro do prazo?

Uma boa dica é sempre comunicar o tempo de entrega com uma "gordurinha", assim caso haja um imprevisto e o pedido atrase, o cliente não sentirá o impacto. E seja sempre sincero em relação ao tempo necessário para produção e entrega do seu pedido.

Se o tempo previsto para entrega for muito acima da sua concorrência, deve haver um planejamento e estudo do processo produtivo com o objetivo de buscar maneiras de otimizar o método de preparo, tornando-o mais rápido.

delivery

Embalagem

É com a embalagem o primeiro contato que seu cliente terá logo na entrega. Por este motivo é muito importante garantir que o produto seja acompanhado de uma embalagem de qualidade e que atenda os requisitos de higiene.

Principalmente em tempos de maior incidência de doenças virais, as pessoas se preocupam com todo o caminho e manuseio do produto até que o mesmo chegue em sua casa. Mostrar ao cliente que o alimento foi produzido e embalado corretamente, garantindo a segurança durante todo o percurso e protegendo-o de contaminações faz com que o consumidor se sinta mais confortável.

As embalagens devem ter seu tamanho proporcional ao alimento, uma vez que uma embalagem grande demais, além de ocupar espaço desnecessário, pode fazer com que o alimento fique solto e, durante o percurso, seja deformado. Já uma embalagem pequena demais, além de demonstrar falta de cuidado, também pode amassar o alimento e prejudicar seriamente a experiência do cliente.

Se atente também no material do qual a embalagem é feita. Os materiais mais encontrados no mercado são plástico, isopor e alumínio, porém cada alimento tem um tipo adequado de embalagem.

Não se deve embalar alimentos muito quentes (ou que contenham molhos quentes) em plástico, por exemplo, já que o calor pode danificar a estrutura da embalagem. Ao mesmo tempo embalagens de isopor e alumínio retém o calor por mais tempo e podem conservar a temperatura do alimento durante o percurso da entrega.

Personalidade

Com a popularização das redes sociais, muitas marcas têm incentivado o compartilhamento dos "recebidos", ou seja, adotaram a prática de enviar produtos a pessoas famosas, que por sua vez fazem propaganda do produto aos seus seguidores.

Há todo um investimento por parte das empresas, que enviam os produtos sem custo algum com o objetivo de colher resultados positivos posteriormente. Aquela velha história de que o marketing boca a boca é o mais eficiente tem se mostrado muito promissor.

Mas você também pode aproveitar a onda da influência através das redes sociais investindo diretamente na experiência do seu consumidor ao receber seu produto.

Aqui vão algumas dicas:

  • Capriche na embalagem do produto! Embalagens personalizadas podem ser um investimento maior e talvez não faça parte do seu planejamento financeiro, então uma boa opção é utilizar-se de embalagens que possuem o formato de cada alimento (como bolos, cupcakes e tortas) e finalizar com um adesivo da sua marca.
  • Acompanhamentos! Se você possui um molho especial da casa ou mesmo algum doce para a sobremesa, vale a pena enviá-lo junto a encomenda e dar aquele gostinho de bônus ao cliente.
  • Recadinhos personalizados! Nada como se sentir como parte importante na construção da história da marca que admiramos. Então uma dica bem legal é escrever cartões ou recados para seus clientes, pode ser um agradecimento pela confiança ou mesmo uma mensagem inspiradora! Isso aproxima, e muito, marca e cliente!

Gostou das nossas dicas para seu serviço de delivery alcançar o sucesso? Então confira nossas categorias e entenda como a Wide Stock pode te ajudar.

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